terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A "balneabilidade" do Laranjal como está?




O sol, finalmente, pôs-se a brilhar sobre Pelotas com intensidade, após um novembro chuvoso. Parece-nos que o verão, realmente, chegou. Bem, com sua chegada, uma pergunta se impõe: como estará, em verdade, a “balneabilidade” do Laranjal?



De acordo com o Sanep, a praia está apta para o banho, segundo exames realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA).
Em nota divulgada recentemente à imprensa, o Sanep pede aos moradores do Laranjal que solicitem a ligação das redes domésticas de esgoto ao coletor, a fim de que os resultados da análise da água sejam mantidos. 30% das casas do balneário do Laranjal possuem rede de esgoto, mas apenas 20% têm ligação com o coletor.


Portanto, os moradores do Laranjal precisam agilizar-se, pois a qualidade da água também depende da vontade de todos.


O que é “balneabilidade”?


É o monitoramento da qualidade das águas dos balneários e praias do nosso Estado realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental, tendo como base legal a Resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA),que classifica a água como imprópria para banho quando está contaminada por bactérias provenientes de esgoto (acima de 1.000 coliformes fecais por 100 ml de água ou 800 Escherichia Coli por 100 ml de água ) em no mínimo duas amostras de cinco analisadas ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes fecais ou 2000 Escherichia Coli. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental executa o projeto balneabilidade desde 1980, anualmente, no período do verão (de novembro a fevereiro), avaliando as condições das águas no litoral gaúcho e praias do interior, nas regiões hidrográficas do Litoral, Guaíba e do Uruguai, para fornecer informações ao público sobre as condições de balneabilidade destas praias.


Manoel Soares Magalhães

3 comentários:

  1. Um sonho a buscar, qualidade ambiental em Pelotas. Como de costume madruguei neste domingo para acessar na internet site da corpore que organizou a Ultramaratona 24 horas no Rio de Janeiro. Tinha dois amigos participando da prova que iniciou as 1o horas de sabado terminando as 1o horas de domingo.Apos esta consulta parti para meu treino domingueiro. Ir até o Laranjal e voltar, correndo. Tem que ser cedo, fugindo do calor do sol . Percorri algumas ruas do Valverde e fiquei muito triste com o estado de abandono que vi. Ruas com valetas sujas coletando o esgoto das casas, buracos enormes nas ruas ainda com agua da chuva do dia anterior. Região que cresceu em casas de moradia . Pessoas vivendo cotidianamente naquela situação insalubre. As consequencias disto é termos uma praia impropria para banho. Pobre Costa Doce.

    ResponderExcluir
  2. É profundamente lamentável as condições do Laranjal. As ruas transversais - em todos os balneários, as condições são as piores possíveis. Esgoto à céu aberto, valetas entupidas, mato, buracos e lixo... Muito lixo!
    Que varaneio vamos ter, amigos! Parabéns pelo Blog. Está ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Para confiar na água do Laranjal só vendo o prefeito e a primeira dama tomando banho...
    Sabe quando isso vai acontecer? Nunca!!!!

    ResponderExcluir