sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Cúpula do clima termina sem acordo e líderes estudam nova reunião



No último dia da Conferência do Clima em Copenhague, o líder José Luis Zapatero, da Espanha, chega para sessão na manhã desta sexta-feira.

A 15ª Conferência da Mudança do Clima da ONU (COP-15), que ocorre em Copenhague, termina nesta sexta-feira (18) sem acordo entre países ricos e emergentes. Líderes optarão por fazer apenas uma declaração política, segundo fontes ouvidas pela Folha.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que há dois dias tenta mediar com o francês Nicolas Sarkozy uma saída do impasse, declarou-se "frustrado" em plena sessão plenária com líderes mundiais, em discurso antes da declaração final. Na plateia estão Barack Obama, Gordon Brown, Wen Jiabao, Angela Merkel e outros.

Lula fez também uma oferta de doação para um fundo global de combate à mudança climática, como antecipado pela Folha na última quarta-feira.

O secretariado da ONU responsável pela convenção do clima estuda convocar um novo encontro no próximo semestre, uma espécie de COP-15 "bis". Esta, segundo fontes que tiveram acesso à proposta, deve acontecer fora das mãos da presidência dinamarquesa.

A avaliação geral no Bella Center, sede do evento, é que a Dinamarca foi um redundante fracasso, dizem delegações de países emergentes e europeus ouvidas pela Folha. A crise de confiança provocada pela apresentação abrupta de uma proposta unilateral logo no início da conferência é uma das principais razões para o naufrágio da cúpula.

A versão de declaração que circula pelo Bella Center, resultante de horas de reunião entre os principais líderes mundiais, não estabelece metas de corte de gases-estufa para 2020. Fala-se apenas em uma redução de 50% das emissões até 2050 e genericamente de um fundo de US$ 100 bilhões para o mesmo ano, sem dizer de onde vem o dinheiro nem como ele será usado.

Em discurso duro, feito de improviso e longamente aplaudido, Lula enumerou as ações do Brasil e disse que o país estaria disposto a contribuir para um fundo se isso salvar a conferência.

"Não sei, se não fizemos até agora, um anjo ou um sábio descerá e colocará na nossa cabeça a inteligência que faltou até agora", afirmou Lula. "Todos nós poderíamos oferecer um pouco mais se tivéssemos assumido boa vontade nos últimos tempos."

O presidente também ressaltou os esforços dos países emergentes. "No Brasil tem muitos pobres, na África tem muitos pobres, na China e na Índia tem muitos pobres."

Já o americano Barack Obama, que tomou seu lugar no púlpito, criticou os países que não aceitam se submeter à verificação de suas ações --crítica velada à China. Os países desenvolvidos usam esse argumento para justificarem sua inação.

Minutos antes, Lula havia reclamado da "intrusão nos países em desenvolvimento e países pobres".

Fonte: Folha (CLAUDIO ANGELO/LUCIANA COELHO)
 
__________________________________________________________________
 
Surpresos? Eu não. Confesso a vocês que desde o início da conferência  imaginava que o final seria esse, pautado por desacordos em vez de acordos. Péssimo para o Planeta que, se ainda não agoniza, está a caminho da UTI. Restá-nos continuar a mobilização, cada vez mais unidos. No âmbito mundial é quase nada, mas diante do tribunal de nossas consciências é muito.
 
Manoel Soares Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário