terça-feira, 15 de dezembro de 2009

COP-15: Meta é reduzir incêndios em 75% no Brasil



queimadas no Brasil

Todos os anos, aqui e ali, queimadas pipocam pelas matas do Brasil, muitas vezes destruindo parques nacionais e colocando em risco espécies vegetais e animais. Naquilo que depender do Ministério do Meio Ambiente, a intenção é que esta realidade mude. O MMA anunciou um plano de ações de combate às queimadas no País, com a meta de reduzir em 25% a área dos incêndios até 2010 e em até 75% no ano de 2013.
As medidas fazem parte da estratégia brasileira para diminuir as emissões de gases do efeito estufa em 39% até 2020 (resolução já anunciada para a 15ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-15), que acontece em Copenhague, na Dinamarca). Para tanto, o governo federal pretende investir R$ 20 milhões nesta área até 2011.Hoje, vale esclarecer, as queimadas representam entre 50% e 70% das emissões de dióxido de carbono (CO2) no Brasil.
E para combater tamanho estrago, o País possui apenas 2,8 mil brigadistas contratados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes para proteger as reservas ambientais. É uma gota num oceano. A intenção é que sejam contratados mais 2,5 mil profissionais nos municípios que atualmente não têm unidades do corpo de bombeiros. Outra medida será equipar as unidades estaduais com aeronaves, lanchas e viaturas para a criação de grupos específicos de socorro florestal.

Fonte: Agência Estado



Um comentário:

  1. Boa noite! mandei um vídeo para seu email com o título : Planet Earth Forever. Um dos mais bonitos que já assisti.

    Abraços

    ResponderExcluir