quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O feijão com arroz




A preocupação com o meio ambiente começa dentro de nossa casa, o espaço privado, mediante consciente seleção do lixo, separando o orgânico do não orgânico. Uma vez bem organizados em sacos separados, estão prontos para serem recolhidos pela empresa responsável pela coleta de lixo.

Conheço gente que acompanha através dos noticiários os acontecimentos da Cúpula do Meio ambiente, que acontece em Copenhage, Dinamarca, preocupados com o destino do planeta, mas, dentro da própria casa, comete erros infantis quanto a forma de organizar seu próprio lixo.

Os resíduos que saem de nossas casas, mal-arranjados, sem a devida seleção, acaba sendo manuseado pelos moradores de rua, famintos, os quais deixam o que não querem esparramados pelas calçadas, ruas, transformando a cidade numa imensa lixeira.

Quando chove – e tem chovido muito ultimamente – as águas levam o lixo em direção às bocas de lobo, entupindo-as.

A enxurrada acaba levando toneladas de lixo em direção aos riachos, arroios e rios, trazendo danos às espécies que neles habitam.

Portanto, a salvação do Planeta começa, sim, dentro de nossa casa, e isso precisa ficar bem consciente. É muito bonito fazer discursos salvacionistas, gritar palavras de ordem contra os EUA e os demais países ricos e industrializados, nações que terão de pagar a conta pela diminuição da emissão de gases nocivos à atmosfera, se no espaço privado o feijão com arroz não é feito.

A natureza agradece por essa atitude inteligente.

Manoel Soares Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário