quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Os carros que mais poluem




Foto: Rogério Cassimiro - Folha Imagem

 O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta terça-feira uma lista que pontua os veículos vendidos no Brasil de acordo com o grau de emissão de gases poluentes. Os 402 carros --todos produzidos em 2009-- receberam pontuação de uma a cinco estrelas, em que quanto menor a poluição maior a quantidade de estrelas. De acordo com o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), o objetivo é informar o consumidor, para que ele possa fazer uma escolha consciente.


"Veículos com melhores notas são mais econômicos e o consumidor gasta menos. Ele vai estar poluindo menos, emitindo menos CO2, ou seja, contribuindo menos para o aquecimento do planeta e também gastando menos combustível, fazendo bem para o bolso", afirmou.


Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta terça-feira uma lista que pontua os veículos mais poluidores vendidos no Brasil atualmente


Os piores


Pela lista, apenas 22 carros receberam cinco estrelas, todos eles carros flex e com motor de até 1.8 cilindradas. Na outra ponta da tabela, 20 carros receberam apenas uma estrela: todos carros a gasolina e potentes, com motor acima de 2.0 cilindradas.


Entre os menos pontuados estão 10 carros da Citroën, entre eles o Xsara Picaso GXA 2.0 e o C4 2.0. Outros cinco carros são da Peugeot, todos do modelo 407 com motor 2.0.


Completam a lista três carros da Mitsubishi, entre eles o Pajero HPE 3.8. A Volkswagen tem dois modelos do Jetta 2.5 entre os que receberam uma estrela.


Menos poluidores


Entre os carros que receberam cinco estrelas --todos flex-- sete são da General Motors, sendo seis modelos diferentes do Celta 1.0 e 1.4 e o Prisma 1.0. A Fiat tem seis modelos no topo da lista, entre eles o Idea, Palio, Siena e Stilo, todos 1.8.


A Volkswagen teve cinco carros entre os mais bem pontuados, todos modelos do Fox e do Spacefox 1.6. A Citroën tem três C3 1.4 com cinco estrelas e o Ford KA 1.0 completa a lista.


Critério


A pontuação estabelecida pelo ministério é dividida em duas partes: três estrelas representam o nível de poluição relativo ao monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio. Das duas restantes, uma é dada para carros com baixa emissão de CO2 no escape e, a última, apenas para carros flex ou a álcool.


Ou seja, pelo critério, nenhum carro a gasolina pode receber cinco estrelas.


De acordo com o ministro Minc, o critério de pontuação da lista divulgada hoje é mais rigoroso do que lista semelhante divulgada em setembro.


Veja, abaixo, os dez veículos mais poluidores, de acordo com o Ministério:


VW JETTA VARIANT 2.5 (CCC) GASOLINA VW JETTA 2.5 (CCC) GASOLINA PSA/PEUGEOT 407 SSD A 2.0 2.0 L GASOLINA PSA/PEUGEOT 407 SW 2.0 2.0 L GASOLINA PSA/PEUGEOT 407 2.0 2.0 L GASOLINA PSA/PEUGEOT 407SW20SA ALL 2.0 L GASOLINA PSA/PEUGEOT 407SD20SA ALL 2.0 L GASOLINA PSA/CITROËN PICASSO 20CONF A 2.0 L GASOLINA PSA/CITROËN PICASSO II 20GLXA 2.0 L GASOLINA PSA/CITROËN PICASSO II 20EXCA 2.0 L GASOLINA PSA/CITROËN XSARA PICASSO EXA 2.0 L GASOLINA.





Fonte: Folha Online ( Lorena Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário