quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vigilia pela salvação do Planeta




A organização não-governamental, Avaaz.org, sem fins lucrativos, sediada em Londres, Nova York, Paris Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro, cujo nome significa “Voz” em várias línguas européias e asiáticas, através de carta aberta à população mundial, pede atenção especial à Copenhague, em cuja capital acontecerá o encontro de líderes mundiais para discutir as condições climáticas no mundo. Na carta, a organização pede às pessoas aderirem à vigilia pelo Planeta, acessando http://www.avaaz.org/po/real_deal_hosts, para deixar o nome e  local onde será feita.

Leia a carta na íntegra:

Caros amigos,

Chegou a hora de agir. Daqui a poucas semanas os líderes mundiais se reunirão em Copenhague para discutir um novo acordo climático global.

A maior ameaça? Que entre a politicagem e a burocracia, o mundo se esquece o que está em jogo.

Então o plano é o seguinte: durante as negociações, organizar vigílias à luz de velas em cada canto do planeta, dando assim uma face humana à crise climática. Será a maior mobilização climática já vista, um evento que os líderes mundiais e meios de comunicação não poderão perder.

Para começar, basta escolher um bom local para a vigília e cadastrá-lo no nosso mapa. Organizar o evento é mais fácil ainda - basta trazer algumas velas e distribuir mensagens (que serão disponibilizadas por nós) para as pessoas se revezarem na leitura. Demora menos de uma hora para organizar - e os membros da Avaaz na sua área serão convidados a participar.

O clima precisa de nós, vamos reagir à altura.

Faltam poucas semanas para o momento mais importante na luta contra o aquecimento global. Nós não esperamos, nem admitimos, nada menos do que é necessário para salvar o nosso planeta.

Veja como cada evento vai fazer a diferença:

Pressão nacional - nas negociações globais cada país faz a diferença, para melhor ou para pior. O problema é que na maioria das vezes as negociações internacionais não são acompanhadas ao nível nacional. Portanto, eventos locais mostrarão aos governantes que no/em Brasil nós estamos atentos , e contamos com o poder de um movimento internacional coordenado para identificar e denunciar os países que boicotarem o progresso.

Mídia internacional - para gerar uma história para a mídia internacional é preciso colocar o mundo em ação. Precisamos mostrar aos jornalistas que este não é só mais um protesto: é um dia de ação global coordenado e em escala maciça. Nós já demonstramos que isto funciona – a nossa Hora de Acordar Global e o dia de ação 350, geraram uma enorme cobertura da imprensa internacional este ano. Durante as negociações de Copenhague o interesse da mídia será ainda maior. Milhares de vigílias em todo o planeta irão dar à este evento a escala que precisamos para ter um impacto midiático.

Registro fotográfico - Fotos das vigílias ao redor do mundo serão impressas e entregues aos negociadores e líderes globais em Copenhague. Eles são a prova de que pessoas do mundo todo esperam uma solução ambiciosa para o nosso planeta: um acordo climático pra valer. As fotos da ação serão colocadas na Internet para milhões de membros da Avaaz verem e também serão distribuídos para a mídia internacional.

O clima não pode esperar – todos nós podemos fazer a diferença.

Obrigado por fazer parte disso tudo,

Alice, Ricken, Ben, Taren, Iain, Graziela, Sam, Milena, Paul, Luis, Julius, Lisa e toda a equipe Avaaz.



Um comentário:

  1. É fundamental instantes como esse, que deve ser de reflexão. Momento para que nos perguntemos, também, que futuro vamos legar aos nossos filhos? Farei a vigilia, sim. Parabéns, Manoel, pelo blog.
    Virgia

    ResponderExcluir