sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SOS... Ano Novo






 Por Gilnei Fróes

Faltam, minutos para 2010. E hoje não é ano novo judaico, nem tampouco o Ano Novo Chinês. O que podemos aprender... a cada ano que fermentamos nossas idéias e ideais?! A que tipo de filosofia e ano vou adotar e me orientar?

No Judaísmo temos a essência de “Rosh Hashaná”: reflexão é a tônica.

Já na convenção de “Ano Novo” cristão, (de mudança de cada século) tudo é celebrado com festas, brindes, bebidas, música, fogos de artifício numa comemoração sem envolver (... com profundidade!) o aspecto religioso, restrito à missas específicas.

Seja na Praia de Copacabana (RJ) em Time Square (NY) ou Jerusalém, os ritos são iguais. O Ano Novo Judaico (5770) é celebrado ( em Setembro) com jejum, canções religiosas e orações com e reflexão sobre o passado, para correção de seus erros perante Deus, e projeção de futuro, pedir pela saúde de familiares e amigos.

Já na China, o calendário é um documento sagrado. Seu conhecimento representa Poder. Faz parte de observações astronômicas, eclipses, tsunamis e as predições. Na sua aplicação prática, confirma a harmonia entre os céus e a corte imperial e o equilíbrio das pessoas com a Natureza.

Segundo mil lendas chinesas, “Buda” convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Todavia, apenas doze animais compareceram. Assim, foram presenteados com o nome de cada Ano Novo, de acordo com a ordem de chegada: o Rato; o Boi; o Tigre; o Gato (Coelho, na Tailândia ); o Dragão; a Cobra (ou Serpente); o Cavalo; a Cabra (ou Carneiro); o Macaco; o Galo; o Cão; o Porco (ou Javali). E a entrada de cada Ano Novo Chinês ocorre – em geral - no mês de fevereiro e tem uma profundidade filosófica, psicológica muito semelhante ao perfil do animal dominante.

O Calendário Maia é outra prova da importância cabalística de uma data.

Todavia, o “réveillon” cristão tem sido um grande porre! Uma grande bebedeira global por luzes artificiais, foguetes, de forma que, na hora do sol nascer estão todos apagados, de ressaca, bêbados, inconscientes, com dor de cabeça e cheios de dívidas... para o ano novo que chega! ...num consumismo crescente!

Reflexão! Esse ritmo acelerado da inconsciência se repete ao longo dos 12 meses, portanto a questão não é se mudamos ou não de calendário. Que importância tem a mudança de calendário? A razão da necessidade de mudar o calendário é a ativação consciente do corpo de luz planetário, a ascensão do Planeta Terra.

Como a (in)civilização humana continua a destruir a relação de equilíbrio, (criativa, harmônica e inteligente) com o Planeta Terra e entre seus seres, no que se refere à utilização dos recursos (naturais, tecnológicos, econômicos e energéticos), o eminente caos eco-apocalíptico está numa contagem regressiva.

De nada adianta se falar em salto quântico e suas conseqüências no modo de vida da consciência cósmica. Essa consciência é resultante dos ciclos evolutivos descritos no tempo. E os Maias ( foram os únicos!) preconizaram o tempo não tempo! Por isso, o tempo enquanto freqüência organiza as geometrias do espaço e a atividade auto-reflexiva da mente.

Hoje, - nós – meros personagens ou atores no centro do tempo, concentrados no “aqui e agora”, atentos ao que criamos, escrevemos, pensamos!... achamos que vivemos! Mas não sabemos conviver em sociedade e muito menos em família. Ainda precisamos descobrir e recriar o mecanismo que estabelece contato com essa onda de energia que atravessa as dimensões, proveniente do núcleo da Criação Cósmica.

A meditação é um meio. Os mantras e oração são caminhos! A reflexão, a certeza! As atitudes são a "via-crucis".

Os “Maias” ensinaram a maneira de saber seu funcionamento! É preciso aprender a calcular e acessar nosso estado “kin”. E, para isso, é preciso entrar no "ritmo 13:20", onde os Maias ensinaram a simplificar nossas vidas. Adotar a filosofia do desapego (...sem cartões de crédito, ou às crenças fanáticas e às tradições), numa visão holística de eterna mudança. Mas,... o que será que os outros vão dizer?

Busque e experimente essa dádiva. Temos um Ano Novo pela frente! Será para estudar, pesquisar e acessar o conhecimento cósmico.

Ano Novo; novas mudanças. Novo Calendário; novo número, nova Cabala: 2010

Ademais, o próprio “I Ching” recomenda que “... a persistência correta traz recompensas”. Mas se não for para esta vida, o Ano Novo nos prepara o espírito para a Nova Vida... que no calendário do universo... representa minutos e, que a cada ciclo de 365 dias, reprisam desafios meio ambientais para todos os povos à cada Ano Novo... infelizmente!

O "poder da ignorancia", convicto aliado da "ignorância do Poder", desconhece como soberana alquimia da vida - gradativamente - se defaz! ... ano à ano. E assim... prosseguimos navegando no infinito Cosmos, rumo à superpopulação, fome, degradação ambiental, epidemias, poluição, falta d'água e mais guerras. Mesmo assim, Feliz Ano Novo!




Um comentário:

  1. Que linda mensagem, sr. Fróes! E que bom se soubermos relacionar a espiritualidade com o desejo de cuidar da Mãe Natureza!
    Grata pela linda mensagem! Desejo-lhe um 2010 com muita Paz e Luz!
    Bj, Tê!

    ResponderExcluir