segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O lixo nosso de cada dia





O lixo que se deixa em via pública afeta a todos nós

Pelotas já conta há alguns dias com novidades na coleta de lixo, a cargo da empresa Revita, que disponibilizou 400 contêineres à disposição da população para armazenar os resíduos orgânicos e não orgânicos, que devem ser acondicionados em sacos plásticos, acabando com a velha prática de colocá-los em via pública. A Revita ganhou a concorrência, substituindo a PRT, cujo desempenho era absolutamente irregular.



Entretanto, na prática não é bem o que está acontecendo. Deixar o lixo exposto a céu aberto ainda acontece, principalmente em zonas onde não existem os tais contêineres (zona portuária, por exemplo).


O hábito de jogar lixo em terrenos baldios também parece não ter fim na Princesa do Sul. Mesmo que hajam por perto os coletores, têm pessoas que preferem jogar sacos de lixo nos espaços públicos desocupados, os quais se transformam em lixões, deixando o lugar malcheiroso.


Com as recentes chuvas, o escoamento fica prejudicado em razão da quantidade de sacos que são levados pelas correntezas em direção às bocas de lobo, provocando entupimento e, conseqüentemente, alagamentos. Em vez de colaborarmos com a limpeza pública, ajudamos a piorar o que, historicamente, vem se constituindo num grande problema.


É importante, sim que tenhamos preocupação com o meio ambiente em geral, o qual, uma vez desrespeitado, afeta o metabolismo de tudo quanto respira sob o sol. O respeito pela diversidade dos ecossistemas, assunto que se deve discutir hoje e sempre, deve começar no destino dado ao lixo nosso de cada dia. Simplesmente enfiá-los dentro de um saco, sair porta afora e deixá-lo em qualquer lugar longe de nossa casa, é altamente nocivo à comunidade. Afinal, estamos ligados a uma teia, a qual, uma vez desrespeitada, nos afeta inteiramente.


A salvação do Planeta começa sob o nosso teto, dando ao lixo que fazemos um  destino inteligente. Simplesmente largá-lo em qualquer lugar não é atitude das mais inteligentes.


Pensemos, pois, a respeito


Manoel Soares Magalhães





Um comentário:

  1. O cuidado para com o Planeta começa, realmente, dentro de nossa casa, cuidando do destino de nosso lixo. Preocupar-se com a camada de ozônio, aquecimento global e outros problemas é imperioso. Cuidar de nosso lixo também. Parabéns pela matéria

    ResponderExcluir