sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Poluição Companhia Ilimitada



Poluição: sinônimo de fator de risco para complicações e desafios meio ambientais. A poluição nossa de cada dia se centuplica. Os potenciais de riscos e confusões ecológicas, à medida que – avança o tempo – após semanas, meses, anos, décadas de destruição, degradação, extermínio de ecossistemas, poluição de habitat e morte de seres zoobotânicos raros, compromete a saúde humana e ambiental de forma irreversível.


Uma análise clínica superficial do paciente planeta Terra nos conduz a um invulgar diagnóstico desanimador que exige um monitoramento permanente da eco eficiência de reação de defesa da própria Natureza. Até quando ela suportará tantas agressões (agrotóxicos), resíduos (químicos e orgânicos) e impactos ambientais?


Tudo nos indica que a importância da prevenção – além de custar 100 vezes menos do que remediar – através de campanhas, ações, medidas em projetos de educação ambiental evitariam os impactos da fome, da falta de água que a humanidade terá que – infeliz e brevemente – experimentar.


O planeta é um ambiente fácil de usar, com aplicação de conhecimento de ciência & tecnologia, se evitarmos toda a sorte (...ou azar?) de desperdícios. Milhões de pessoas não precisariam de sub-habitações, fome, doenças, desemprego, miséria, morte precoce por adversidades de saneamento básico.


Canos enterrados e estação de tratamento não dão fotos,... nem votos pro parlamento. Será por isso, que o descaso político é eterno?


Como autor de um sistema de “SIG”, (Geographic Information System) em tese de curso de Pós Graduação, batizada de “eco-photo-sat-diagnose” (parceria com o amigo Gestor Ambiental Reinaldo Bernadin), temos o domínio de normas, métodos, instrumental de elaboração – prática - de um rastreamento laboratorial meio ambiental, seja em rios, oceanos, florestas, desertos ou em cidade, em que seja possível o uso das tecnologias de satélites, se dimensionando (medindo até) os problemas.


Desta forma, - o risco de eventos – tal como num ataque cardíaco, num colapso, ou doença cardiovascular, podemos ter um padrão de atendimento onde se previna os futuros colapsos ( energia, água, alimentos) ameaçadores à sociedade.


Visitei várias vezes a Groenlândia via satélite. Fiz uma bela coleção de fotos até ter problemas no computador... perdendo-as. Já rastrearam que a Groenlândia. Confirmam que degelou e perdeu 1,5 trilhões de toneladas de água nesta última década, contribuindo na elevação do nível dos oceanos em 4 à 5 milímetros.


Como noticia ruim corre mais do que boa, as mudanças climáticas (em especial o aquecimento global) ampliam as possibilidades de socialização dos prejuízos de eco catástrofes... pagos com o capital da sociedade global.


No mínimo não é estranho a NASA (Agencia Espacial Norte-Americana) projetar uma sonda na Lua – na sexta-feira 13 – para confirmar que há um ótimo aqüífero subterrânea em abundância? Se a água é saúde e vida, porque os governos não investem na sua proteção aqui no Planeta Terra? Será que painéis, conferências internacionais, mandamentos e cartas, vão substituir o uso de eco tecnologias necessários para purificação e conservação da água? O Brasil vive um conflito de personalidade? Quer reduzir a emissão de gases do efeito estufa em conferencia internacional, mas... ao mesmo tempo, quer retirar petróleo da camada do “pré sal” para lançar mais poluentes perigosos (via veículos e industrias) na atmosfera?


Nos oceanos, as focas, baleias, pingüins, distantes da mídia, sobreviverão sem seu habitat? E nós? Continuaremos reféns, alheios ou vigilantes com a nova (dês)ordem ambiental global? O sol é uma fonte de energia inesgotável que – por falta de C&TI meio ambientais – ficou inexplorado para aplicação silenciosa em veículos, casas e indústrias? E em breve - 2012 - vai demonstrar seus poderes negativos aos terráqueos!


Os animais silvestres, selvagens e domésticos, (... com as reservas de rios e lagos em franco colapso nos ecossistemas! E secas!), já estão em processo de extinção coletiva? E os peixes, sapos, tartarugas e jacarés? Viverão fora d’água? E o agro business? E a humanidade? ... como vai sobreviver sem água? A falta e/ou a necessidade da água vão propiciar pesquisas para sua produção laboratorial?


A teórica fórmula “H2O” na prática torna-se uma explosiva reação... de duplo sentido, pois já ocorrem guerras por água. Depois, na união das órbitas eletrônicas das moléculas, exige uma explosiva energia. Assim, quanto custa fazer na prática o que a necessidade exige e - sem teorias nem tecnologias - a natureza nos dá de graça? ... e não preservamos?! A água não está mais cara do que a gasolina?


Gilnei Fróes

Nenhum comentário:

Postar um comentário