quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Considerações sobre o tempo


O tempo é inimigo da perfeição! Eis a frase que convida a pensar. Queremos tudo muito rápido... soluções de qualquer jeito sempre a nosso favor! Lanches rápidos. Dinheiro rápido. Romance rápido. A maioria planetária - impaciente e consumista – pensa e vive assim. Não é assim, na maioria dos casos? Ou você é extraterrestre?

A tragédia ambiental global está aí, na cara de todos! Veio em rápida resposta à ação da mão humana: chaminés, resíduos, degradação, extermínio de espécies! Veio pela lei de causa e efeito! Veio pela falta cuidados, de prevenção, de pesquisa ciência e tecnologia; veio por falta de observação do princípio da precaução. Veio... pela ignorância, ganância e, até, inoperância dos próprios governantes. Afinal: quem não governa para servir, não serve para governar.

Servir é um adjetivo superlativo, onde o tempo não passa e não conta... e as vezes custa muito a vir!

Se o pensamento, a lógica, a racionalidade nos diferencia dos animais, agora como médico veterinário solicito ingresso na categoria destes. Pois há muita gente que não merece o título de humano, pelo preconceito racial ou social e dos idosos que, no século 21, ainda permeiam espaços inimagináveis. Será que a alma tem cor?

Pense! Tem pessoas que são piores do que animais! Assaltam, seqüestram, traficam, enganam, falsificam, matam... sem a finalidade existencial dos animais.

Tudo está aí... para se pensar e repensar! Fazer e refazer! Porque deixarei de ter essa visão crítica, clara e mais discutível com sociedade, por entender de que desta vida nada se leva... a não ser a vida que se leva, com os invisíveis pertences de valores, princípios e nossas leis interiores. Há esquife com código, cartão de acesso ou senha?

A idéia de cidadão planetário pode - hoje - ser idiotice! Mas em que data vão ser abolidas as fronteiras, os hinos, os exércitos sem fins bélicos, a fome, as pandemias e a miséria ambiental global (destruição de florestas, poluição de rios e oceanos) cujo cenário tem palco em todos os países?

Quando a humanidade vai entrar em cena? Atuar, agir, pensar. Participar em projetos e empreendimentos, se este é o único e último momento que temos para melhorar a vida neste Planeta. Você vai continuar brigando por palavras: se vai ressuscitar? Ou reencarnar? ... para trabalhar por si, pelo Planeta e demais seres depois de morrer?

Quem sabe as imperfeições humanas é que são inimigas do tempo! Então, será que o tempo é inimigo da perfeição?! Logo, usemos o tempo – na busca da perfeição – todo o tempo,... mas que seja o mais breve possível.

A natureza não tem tempo para esperar por decisões da humanidade. A humanidade é que tem que ter tempo para a natureza. Do contrário, todas as profecias - do tempo não tempo! - se cumprirão. Você consegue um tempo para trabalhar nesta causa da família planetária? Como salvar sua família, sua empresa, seus bens... sem salvar o planeta?

Dr. Gilnei Fróes – Presidente do Instituto Bering Fróes Eco Global – www.ibfecoglobal.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário