segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cordilheira dos Andes surgiu de forma 'abrupta', revela estudo








A Cordilheira dos Andes, que vai do sul do Chile até a Venezuela, nasceu de forma abrupta entre dez e seis milhões de anos atrás, revela um estudo divulgado hoje pela revista "Science".


A afirmação, feita por geólogos da Universidade de Rochester, em Nova York, vai de encontro à teoria que diz que a Cordilheira dos Andes nasceu de forma progressiva e ao longo de milhões de anos.


Na teoria mais antiga, os cientistas acreditavam que a cordilheira dos Andes havia nascido há 40 milhões de anos.


No entanto, segundo Carmala Garzione, professora auxiliar de geologia em Rochester, agora será necessário modificar a teoria e incluir nela um processo que diz que em vez de sofrer erosão lentamente, a raiz de uma montanha se desprende e cai no candente manto do interior do planeta.


Segundo a teoria, livre desse peso, a montanha se ergue, e no caso dos Andes, esse levantamento foi de cerca de quatro mil metros em menos de quatro milhões de anos.


As novas técnicas aplicadas pelos cientistas consiste principalmente em determinar a alteração da composição química de uma cadeia montanhosa devido às precipitações pluviais e de neve.


Mediante a análise das conchas sedimentarias dos Andes, o grupo cientista pôde determinar quando e a que altura esses sedimentos foram depositados.


Esse registro das mudanças de altitude mostra que os Andes se elevaram de maneira progressiva durante dezenas de milhões de anos e depois, repentinamente, o maciço montanhoso sofreu um brusco salto geológico entre seis e dez milhões de anos atrás.


A teoria do nascimento abrupto dos Andes, a segunda cadeia montanhosa do mundo depois do Himalaya, é confirmada por Gregory Hoke em um relatório que será publicado este mês na revista "Earth and Planetary Science Letters.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/

O lixo nosso de cada dia





O lixo que se deixa em via pública afeta a todos nós

Pelotas já conta há alguns dias com novidades na coleta de lixo, a cargo da empresa Revita, que disponibilizou 400 contêineres à disposição da população para armazenar os resíduos orgânicos e não orgânicos, que devem ser acondicionados em sacos plásticos, acabando com a velha prática de colocá-los em via pública. A Revita ganhou a concorrência, substituindo a PRT, cujo desempenho era absolutamente irregular.



Entretanto, na prática não é bem o que está acontecendo. Deixar o lixo exposto a céu aberto ainda acontece, principalmente em zonas onde não existem os tais contêineres (zona portuária, por exemplo).


O hábito de jogar lixo em terrenos baldios também parece não ter fim na Princesa do Sul. Mesmo que hajam por perto os coletores, têm pessoas que preferem jogar sacos de lixo nos espaços públicos desocupados, os quais se transformam em lixões, deixando o lugar malcheiroso.


Com as recentes chuvas, o escoamento fica prejudicado em razão da quantidade de sacos que são levados pelas correntezas em direção às bocas de lobo, provocando entupimento e, conseqüentemente, alagamentos. Em vez de colaborarmos com a limpeza pública, ajudamos a piorar o que, historicamente, vem se constituindo num grande problema.


É importante, sim que tenhamos preocupação com o meio ambiente em geral, o qual, uma vez desrespeitado, afeta o metabolismo de tudo quanto respira sob o sol. O respeito pela diversidade dos ecossistemas, assunto que se deve discutir hoje e sempre, deve começar no destino dado ao lixo nosso de cada dia. Simplesmente enfiá-los dentro de um saco, sair porta afora e deixá-lo em qualquer lugar longe de nossa casa, é altamente nocivo à comunidade. Afinal, estamos ligados a uma teia, a qual, uma vez desrespeitada, nos afeta inteiramente.


A salvação do Planeta começa sob o nosso teto, dando ao lixo que fazemos um  destino inteligente. Simplesmente largá-lo em qualquer lugar não é atitude das mais inteligentes.


Pensemos, pois, a respeito


Manoel Soares Magalhães





Esquecimento global





Vamos colocar mais lenha na fogueira do “aquecimento global”. Os matizes do texto em vermelho são para lembrar o sangue dos animais e labaredas que os governos insistem não ver! ... e apagar!




Todos os incêndios criminosos, (de irreversível recomposição da natureza) com destruição do habitat Amazônico, promovem uma mortandade da biodiversidade (ovos, ninhos, matrizes de espécies em extinção) que, tão somente os cientistas e gestores ambientais especialistas, podem fazer uma avaliação e dar um laudo de necropsia ambiental.


Já fiz experiências (...e assim podem ser repetidas) realizando uma plantação numa área isolada numa lâmina de “concreto”, ao invés do solo tradicional. Deu certo! Fiz uma mini florestinha! Depois demonstrei a tese científica a um abalizado engenheiro agrônomo (Vaz da Silva) e ele resumiu: “Estamos aptos – com C&TI – a transformar “desertos em florestas”. Aproveitando, retruquei: porque este crime de lesa-pátria permite transformar a “floresta em deserto”, referindo-me à Amazônia. E nossa conversa derivou para uma coletânea de intere$$es (madeira, terras, ouro), com auto censura e impublicável.


E finalizamos, rindo: só os “árabes” tem dinheiro e audácia... para um projeto destes!


Recentemente, nos bastidores da realização da “2° Cúpula Global de Governadores sobre Clima e Floresta”, em pauta realizada (30/09/09) em “Los Angeles”, aconteceu uma prévia dessa “Copenhagen tour”. Tudo bem distante dos cenários dos crimes ambientais (...liderada pelo Governador da Califórnia, ator Arnold Schwarzenegger) onde, lá em Copenhagen vão se reunir 70 líderes da Europa, Ásia, América do Norte, do Sul e Central, Austrália e África.


Alguns governadores de Estados do Brasil vão passear com polpudas diárias e, (...sem conhecimento científico de causa) não poderão ter estratégias, projetos de C&TI, capazes de reduzir as emissões dos gases – emanados dos incêndios da floresta – que são causadores do efeito estufa.


Vislumbro um único projeto viável: polícia & bombeiros de plantão! Recomendaria é o que está em meu livro “Dossiê da Amazônia”. Na época, disse que iria criar camelos na Amazônia (... e todos riram ! ). E profetizei: “Este espaço geopolítico será Deserto Amazônico”. E mais, em síntese, recomendei ao Ministro José Lutzenberguer: ”Exército” na floresta; ”Marinha” nos rios; ”Aeronáutica”, nos céus... e na época esqueci de dizer que o “Corpo de Bombeiros” seria a corporação líder, ...com a “Polícia Federal” na porteira dos infratores.


É óbvio que longe do cenário do crime ambiental (num evento de tapetes fofos e ar-condicionado perfeito!), todos vão falar de programas e projetos mirabolantes envolvendo bilhões de dólares ( que vão sumir! sem resultados para a sociedade!), esquecendo que são analfabetos ecológicos. Ganharam um titulo político nas urnas: de Governador! Os discursos escritos por “experts” jornalistas, terão efeito de uma fogueira de “São João”. Ao apagar as luzes da conferência restarão as cinzas fotos!


Eu sei que há um “Plano de Prevenção, Combate e Alternativas ao Desmatamento” que transforma a Amazônia em jardim dos gringos! ... considerando o ecológico “valor da floresta” aos mecanismos de equilíbrio climático planetário. Porém esquece que da bilionária “floresta de valores” econômicos, pode nascer de um “Science park”, como já preconizamos ao Ministério do Desenvolvimento


Porém, como proteger o bioma amazônico, com empresas explorando suas veias e artérias? Ou numa fronteira de produção agrícola nada sustentável?


Gostaria de ressuscitar o poeta espanhol “Garcia Lorca” e ver se ele teria coragem de recitar: “Verde que te quiero Verde”.


Todos os ambientalistas passam a idéia de serem ingênuos! Será que tem mania de perseguição? Ou tudo é pura paranóia?


Conheço muitos – doutores, mestres, especialistas – que são desempregados crônicos! Outros (... por serem corretos!) são processados! Outros ameaçados de morte! ... só por que querem a aplicação de respeito dos “princípios da natureza” aliado à “natureza dos princípios” das leis, para que se realize a defesa, preservação e melhoramento ambiental... para a sociedade... indistintamente.


Como ninguém sabe nada, ( lá em Copenhagen! ) assinarão um “Tratado ou Acordo de Cooperação Conjunta”. Mil fotos para os jornais, com noticias escritas por assessores, afirmando tudo foi ótimo! Dirão que há um novo prazo (2020) para promover ações ( ... que não sabem quais?) direcionadas à redução emissões de carbono para impedir as “mudanças climáticas” globais!


Que bonito! E nós continuaremos respirando lixo! ... e vendo nas notícias a Amazônia virar toras de madeira, carvão e cinzas de churrasco de domingos!


Copenhagen! Novo acordo, novo discurso! Mas a devastação das florestas, (...que é um crime ambiental inafiançável), prosseguirá na cara de toda sociedade, do governo e Ministério Público... ameaçando – também o poder da Lei!


Assim, o tema do “aquecimento”, em breve, continuará no esquecimento global! ... até a próxima reunião de líderes mundiais!


Gilnei Fróes

domingo, 29 de novembro de 2009

Imagine

China promete reduzir "intensidade de carbono" em até 45%, até 2020


Brasília - O governo chinês anunciou o compromisso de reduzir até 2020 sua intensidade de carbono entre 40% e 45%, comparada aos níveis de 2005. A intensidade de carbono é uma mensuração própria do país e corresponde ao montante de dióxido de carbono emitido para cada unidade de seu Produto Interno Bruto (PIB). As informações são da BBC Brasil.


Em comunicado, o governo chinês explicou que se trata de uma
ação voluntária. “Esta é uma ação voluntária tomada pelo governo chinês com base nas suas próprias condições nacionais e uma grande contribuição com os esforços globais de combate à mudança climática", afirmou o comunicado reproduzido na agência oficial chinesa.




O anúncio foi feito há duas semanas da reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca. A China é o maior emissor de gases que causam o efeito estufa, seguida pelos Estados Unidos. Os dois países são os que mais resistem em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.




Nesta quarta-feira (25/11) a Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai propor, em Copenhague, um plano de redução das emissões americanas de gases de efeito estufa em etapas, com cortes de 17% até 2020, 30% até 2025, 42% até 2030 e 83% até 2050. Obama confirmou sua presença na conferência.




As propostas feitas por China e Estados Unidos aumentam as expectativas de um resultado positivo na reunião de Copenhague. A cúpula tem por objetivo chegar a um acordo que substitua o Protocolo de Quioto, que não foi ratificado pelos Estados Unidos e expira em 2012. (Edição: Talita Cavalcante)


Fonte: Envolverde
http://envolverde.ig.com.br/#

Desastres naturais





Como vamos salvar nosso planeta? Será que as maiores calamidades de “acidentes naturais” (tufões, ciclones, furações, tornados, tsunamis, maremotos, terremotos, nevascas, calor e frio excessivo) não demonstraram à sociedade que não são mais tão...“naturais acidentes” como anunciam, consideram e julgam?

Será que os governos vão consentir com que áreas de rico paisagismo e de valor em eco turismo sejam invadidas e destruídas pelas águas restando escombros e mortandade?

Há quem diga que o planeta é nosso! Lembro que o presidente Getúlio Vargas dizia no seu slogan de campanha:“O Petróleo é nosso”. Vejam só; quanto custa o litro de combustível para nós? ... e todos os danos correlacionados à sua exploração e uso? É óbvio que os benefícios têm meta comercial. Mas... e as tecnologias alternativas? Não são igualmente produtivas e rentáveis à sociedade? Assim, vale relembrar alguns acidentes!

Dentre os ciclones os Estados Unidos são os mais afetados no planeta. Porém, no Paquistão Oriental (12/11/1970) 500 mil pessoas morreram, no enfrentamento de ventos de 240 Km por hora. Além de disso, um “tsunami” atingiu o delta do Rio Ganges, antes atingindo suas ilhas.

Dentre os tornados mais fatais, em Bangladesh (Shaturia) foi atingida (26/04/89) matando cerca de 1500 pessoas e desabrigando centenas de milhares de vítimas. O ciclone “Nargis” (com ventos de 190 Km) além de devastar Mianmar (06/05/08) deixou 23 mil mortos e 41 mil desaparecidos.

Recentemente, furacão “Katrina” (280 km) que destroçou “New Orleans” (29/08/2005), causou cerca de mil mortes, mas desabrigou todos os moradores, com a evacuação de 1 milhão de pessoas e paralisou a extração de petróleo e gás natural dos Estados Unidos e Golfo do México. Quantos bilhões de dólares custaram essa falta de prevenção?

Dentre as múltiplas causas dos desastres ambientais naturais (... embora possam ser resultados de fenômenos da Natureza!), na nossa antevisão de décadas, são provocados (por atividades antrópicas!) causadas pela ação da mão humana, numa sociedade industrial gananciosa, sem atuação de prevenção de Ciência & Tecnologia meio ambientais.

Chaminés, testes nucleares, dejetos químicos lançados em rios e mananciais, canos de descarga de veículos (autos, caminhões, ônibus e motos, fora aviões, helicópteros, navios, etc.) geram uma sobrecarga de gases, poeiras, radiações – em graus alarmantes – cujos mecanismos da Natureza não mais compensam tal desequilíbrio. Assim, sem saúde ambiental como existirá saúde humana?

Será que a aplicação da “Agenda 21 Global” (de inexistente ação no Brasil) vai sustentar e se responsabilizar contra toda diversidade de crimes ambientais (assassinato da Floresta Amazônica, Pantanal, restos de Mata Atlântida, Cerrado e suas biodiversidade de seres), cujos fiscais do Governo confessam falta de instrumentos (veículos, helicópteros) para cumprir as leis?

E a corrupção, onde se enquadra? Será que as questões de energia, meio ambiente, produtividade humana continuarão só sendo motivo de discussão no parlamento, sem projetos & ações práticas? Será que a “Educação Ambiental” colocada em prática em escolas vai impedir “desastres ecológicos” eminentes, gerados pela poluição industrial permanente, geradora de “mudanças climáticas” que afetam o “desenvolvimento sustentável” da humanidade?

Haverá tantos “santos” de plantão, para acudir e salvar a sociedade global? Esperaremos pelas “naves espaciais dos ETs” para resgatar os seres escolhidos? Ou a Lua será uma base para filhos de bilionários voltarem 10 anos depois do caos global? Hollywood continuará faturando com filmes de profecias e calamidades?

Será que só nos resta indagações de múltiplos “serás”? De que os recursos hídricos vão sumir das fontes naturais e das torneiras? De que a segurança alimentar vai ser caso de segurança policial? A falta de chuvas na Amazônia, com leito de rios secos, numa mortandade de milhares de toneladas de peixes nos afluentes do Rio Solimões, é um fato normal? Ou será um indicativo ou prova suficiente dos crimes de incêndios e inescrupuloso desmatamento e extrativismo de madeiras... associado à agricultura em solos pobres? Ou de que sem a floresta rompeu-se o ciclo das águas?

A erosão e desertificação dos solos; os resíduos sólidos e perigosos; a falta de saneamento básico; a biopirataria e uma legislação ambiental ultrapassada são uma combinação - a mais – de condenações impostas ao organismo vivo que é o Planeta Terra? As “tecnologias limpas” serão a eterna utopia dos ambientalistas que – com as melhores idéias – não são atendidos por (dês) governos desse mundo? Os interesses econômicos vão asfixiar (...ou estrangular? Envenenar? Corromper? ) todos os recursos ecológicos da Mãe Natureza?

E o buraco na “camada de ozônio”? Já resolveram por decreto? Ou mandaram tapar? E os gases letais cancerígenos (invisíveis!) vão continuar perambulando na biosfera como um fantasma a mais aos seres humanos?

Mas, pior: quais são os impactos ambientais das mudanças climáticas na biodiversidade? As rotas e padrão migratório das aves – para procriação - continuarão seriamente afetados? E os animais das calotas polares, serão adotados por milionários, e vão viver num “freezer”?

Qual continente e países dão melhor receita de poluição e sabor mórbido ao derretimento do sorvete planetário?

Gilnei Fróes

Video reflexão

sábado, 28 de novembro de 2009

Planeta




      Obra da artista plástica Carmen Garrez


O PLANETA TERRA poderia ter mil nomes... PLANETA ÁGUA, por ser constituído de 75 % de rios, lagos, oceanos.

PLANETA ATÔMICO, por existirem 409 usinas nucleares, e por 8 paises serem membros do Apocalíptico Clube Atômico.

PLANETA POESIA, mas não da poesia açucarada dos fabricantes de sonhos, nem tampouco da estupidez que fuzilou “Garcia Lorca”, ou que exilou Pablo Neruda, ou que execrou “Cervantes”, pai de Dom Quixote; ou que marcou as faces do poeta “Neyr Acunha” e condenou “Lobo da Costa” a morrer na sarjeta.

PLANETA FRATERNIDADE, quando apenas as tragédias modelam os arquétipos desta palavra. PLANETA RELIGIOSO, cujos erros históricos cometidos nos tribunais à sombra da cruz, foram heresias, crimes contra intelectuais e cientistas, determinando um atraso cultural imperdoável.

PLANETA MEDO, de uma guerra nuclear, ou falta d’água potável, ou ar-puro e alimentos. PLANETA INVISIVEL, com anjos, arcanjos, querubins e Serafim; Ou de silfos, ondinas, gnomos, salamandras e duendes. PLANETA ARTE, com a magia das 7 cores, dos simbolismos das palavras, da harmonia das 7 notas musicais, na dança de fusas e semi-fusas, no afinado canto dos pássaros.

PLANETA AZUL, pela frase do olhar néon espacial de Yuri Gagarin. PLANETA VERDE “que te quiero verde” da Amazônia Latino América. PLANETA VERMELHO por queimadas-crime das florestas tropicais, transformando-as em PLANETA AMARELO, por desertificações crescentes.

PLANETA MUDANÇA, do verso e reverso, do Yin e Yang, da dualidade humana, do livre-arbítrio, das lutas do “Poder” e da avidez do lucro. PLANETA MÍSTICO, da Cabala, Tarot, I Ching, Runas, jogo de búzios, quiromancia, dos Extra-Terrestres, das cidades perdidas, dos mistérios das Pirâmides Egípcias, Pirâmides Mayas no México, do esoterismo e da Alquimia.

PLANETA FICÇÃO, onde os super-heróis dos filmes das TVs, confundem a mente de todas crianças e adultos... que não conhecem o PLANETA REALIDADE. PLANETA NEGRO pelas sombras deixadas pelos racistas; pela África assaltada por mercadores de gente. PLANETA AMARELO pela tradição milenar da Acupuntura Médica dos irmãos chineses; de suas descobertas (pólvora, bússula, velas para navegação e iluminação).

PLANETA VERMELHO pelo mar de sangue, dos índios pele-vermelhas, exterminados pelo General Custer, nos EUA. PLANETA BRANCO do “café-society”, do chá das quatro, dos safáris sanguinolentos, das guerras planejadas em gabinetes, para vender mais aço no “marketing” da morte. PLANETA PRISÃO, onde só os astronautas e os loucos experimentam a liberdade do PLANETA PROPAGANDA que faz comércio de vidas, da morte e do espírito. PLANETA COMUM, com um futuro ambiental ameaçado e sem preocupações e nem esforços comuns, para implantar um “desenvolvimento sustentável”. PLANETA ANTI-ECOLÓGICO, quando o serviço secreto Francês afundou por sabotagem, a traineira “Rainbow Warrior” da Organização “Greenpeace”.

PLANETA BARATA, que habitam nosso planeta há mais de 300 milhões de anos e que, em caso de Guerra Nuclear, ...serão as únicas sobreviventes! Ou preferem PLANETA HOSPÍCIO, que encarcera homens de mente privilegiada, deixando em liberdade os paranóides opressores? Ou PLANETA LIXO, ao invés de LUXO ? ( por perder-se fortunas sem reciclagens ou técnicas adequadas.)

Quando esta parafernália, chamada “progresso” terá “conserto”? ... Ou “concerto” ?

A partitura será escrita em “Clave de Dó” ( que significa dor!)... ou em “Clave de Sol” ( que ilumina e aquece ) sonorizando a Natureza? De que planeta você é?

Gilnei Fróes

( Jornal da Manhã, Criciúma, SC -02/ 06 / 1989 – Diário da Manhã, Pelotas, RS - 1990)



O lixo visto do céu


Foto: Tadeu Santos

Rodrigo Moretti

Ana Echevenguá

(Especial para o Blog)

Em 24 de novembro de 2009, o Instituto Eco&Ação, integrante da Procuradoria Ambientalista/ONGs Brasil, realizou um sobrevôo de helicóptero sobre o extremo sul de Santa Catarina. A iniciativa faz parte do projeto de elaboração de um diagnóstico da disposição dos resíduos domésticos e industriais de Santa Catarina. Convidamos dois cinegrafistas para testemunhar e documentar alguns dos crimes ambientais que tranquilamente são praticados naquela região. Martinelli, da RBS, não mediu esforços para capturar as melhores imagens. Quem sabe, sabe! No assento ou no chão do helicóptero, mirando sua filmadora pra direita, pra esquerda... sempre na busca do melhor ângulo, o expert não parava quieto!

A ‘experiência verde’ do piloto Rogério Giassi, que costuma filmar a estada das baleias francas na nossa costa, foi muito importante para o sucesso da nossa missão.

Nas duas horas de sobrevôo, o que vimos lá de cima?

- Empresas (algumas que possuem fachada bonita, premiações internacionais pelo bom desempenho) jogando o rejeito da sua produção (lixo contaminado) no seu quintal ou em lugares estrategicamente escolhidos devido à dificuldade de acesso por terra;

- Aterros sanitários, construídos especialmente para tratar o lixo nosso de cada dia, estão em situações precárias, deixando de fazer a ‘lição de casa’. Um deles, que funciona por força de um TAC firmado com o Ministério Público Federal, já virou lixão. O mau cheiro chegou ao nosso nariz, a 300 metros de altura. Mas, com certeza, seus cofres recebem o pagamento – principalmente das prefeituras - para tratamento e destinação final correta dos resíduos que os municípios produzem.

- Um incinerador de lixo hospitalar sem qualquer cuidado com o lixo que recebe. E que deveria estar lacrado; mas a ordem judicial para tanto foi suspensa em instância superior e só Deus sabe quando ocorrerá o julgamento definitivo do causu.

- Muito lixo jogado em beira de estrada, em zona urbana, em locais já degradados pela mineração, em locais praticamente inacessíveis por terra; escondido em clareiras na mata... e muita gente mexendo em lixo, sem qualquer proteção; tentando sustentar sua família com o fruto de trabalho sub-humano.

Não nos preocupamos com as montanhas de pirita porque isso será objeto de outra subida aos céus...

As imagens capturadas serão entregues aos órgãos competentes para que tomem as medidas legais cabíveis: autuação, embargo das atividades, aplicação de multas, recuperação do dano que estão causando... ou até mesmo a assinatura de TAC (Termo de Ajuste de Conduta).

Bom, no mesmo dia, tanto a RBS como a TV Cultura manifestaram interesse no tema – que atinge a vida e a saúde de todos –e veicularam reportagem a respeito.

A Baby, apresentadora de um dos programas do Canal 19, pegou-me de surpresa ao perguntar: “vocês fazem tudo isso, levam ao conhecimento dos órgãos competentes, vêem que nada é feito e como vocês se sentem? Não perdem o estímulo?”

Não, Baby, embora seja inegável o sentimento de frustração que às vezes nos invade... Mas sabemos que devemos fazer algo para preservar nosso Planeta. A nossa EcoConsciência fala mais alto! E, se pudermos contagiar as pessoas a denunciarem as ilegalidades, a buscarem o cumprimento das nossas leis, já teremos avançado muito nos nossos propósitos!

Contudo, podemos deixar bem claro que essa foi a primeira vistoria deste tipo na região. Mas não será a ultima! Contamos com a colaboração dos diversos segmentos da sociedade para que façamos, pelo menos, uma verificação desta por mês.

Pra quem deseja preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado, há muito o que fazer! E os resíduos sólidos são somente uma parte dos problemas socioambientais de uma região com histórico de degradação e falta de gestão adequada dos recursos naturais... Problemas esses apimentados pelo descaso e omissão das empresas e órgãos públicos.

Ana Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Água, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: www.ecoeacao.com.br.


Rodrigo Moretti, gestor ambiental, diretor sul do Instituto Eco&Ação, e-mail: rodrigomoretti_@hotmail.com



sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A vitória da Natureza!


Cortaram um Ipê amarelo em Rondônia, Porto Velho, transformando-o em um poste. Não satisfeito com tal condição, revoltou-se e voltou à vida. Floresceu. É isso ai, sim. Floresceu! Por seu tronco fincado no chão, preso aos fios da rede elétrica, a seiva tornou a circular. Um milagre da renovação! Um exemplo de força, de vitalidade, driblando a adversidade. A inteligência natural de tudo quanto vive sob o sol explodindo com toda sua energia.




Manoel Soares Magalhães

Poluição Companhia Ilimitada



Poluição: sinônimo de fator de risco para complicações e desafios meio ambientais. A poluição nossa de cada dia se centuplica. Os potenciais de riscos e confusões ecológicas, à medida que – avança o tempo – após semanas, meses, anos, décadas de destruição, degradação, extermínio de ecossistemas, poluição de habitat e morte de seres zoobotânicos raros, compromete a saúde humana e ambiental de forma irreversível.


Uma análise clínica superficial do paciente planeta Terra nos conduz a um invulgar diagnóstico desanimador que exige um monitoramento permanente da eco eficiência de reação de defesa da própria Natureza. Até quando ela suportará tantas agressões (agrotóxicos), resíduos (químicos e orgânicos) e impactos ambientais?


Tudo nos indica que a importância da prevenção – além de custar 100 vezes menos do que remediar – através de campanhas, ações, medidas em projetos de educação ambiental evitariam os impactos da fome, da falta de água que a humanidade terá que – infeliz e brevemente – experimentar.


O planeta é um ambiente fácil de usar, com aplicação de conhecimento de ciência & tecnologia, se evitarmos toda a sorte (...ou azar?) de desperdícios. Milhões de pessoas não precisariam de sub-habitações, fome, doenças, desemprego, miséria, morte precoce por adversidades de saneamento básico.


Canos enterrados e estação de tratamento não dão fotos,... nem votos pro parlamento. Será por isso, que o descaso político é eterno?


Como autor de um sistema de “SIG”, (Geographic Information System) em tese de curso de Pós Graduação, batizada de “eco-photo-sat-diagnose” (parceria com o amigo Gestor Ambiental Reinaldo Bernadin), temos o domínio de normas, métodos, instrumental de elaboração – prática - de um rastreamento laboratorial meio ambiental, seja em rios, oceanos, florestas, desertos ou em cidade, em que seja possível o uso das tecnologias de satélites, se dimensionando (medindo até) os problemas.


Desta forma, - o risco de eventos – tal como num ataque cardíaco, num colapso, ou doença cardiovascular, podemos ter um padrão de atendimento onde se previna os futuros colapsos ( energia, água, alimentos) ameaçadores à sociedade.


Visitei várias vezes a Groenlândia via satélite. Fiz uma bela coleção de fotos até ter problemas no computador... perdendo-as. Já rastrearam que a Groenlândia. Confirmam que degelou e perdeu 1,5 trilhões de toneladas de água nesta última década, contribuindo na elevação do nível dos oceanos em 4 à 5 milímetros.


Como noticia ruim corre mais do que boa, as mudanças climáticas (em especial o aquecimento global) ampliam as possibilidades de socialização dos prejuízos de eco catástrofes... pagos com o capital da sociedade global.


No mínimo não é estranho a NASA (Agencia Espacial Norte-Americana) projetar uma sonda na Lua – na sexta-feira 13 – para confirmar que há um ótimo aqüífero subterrânea em abundância? Se a água é saúde e vida, porque os governos não investem na sua proteção aqui no Planeta Terra? Será que painéis, conferências internacionais, mandamentos e cartas, vão substituir o uso de eco tecnologias necessários para purificação e conservação da água? O Brasil vive um conflito de personalidade? Quer reduzir a emissão de gases do efeito estufa em conferencia internacional, mas... ao mesmo tempo, quer retirar petróleo da camada do “pré sal” para lançar mais poluentes perigosos (via veículos e industrias) na atmosfera?


Nos oceanos, as focas, baleias, pingüins, distantes da mídia, sobreviverão sem seu habitat? E nós? Continuaremos reféns, alheios ou vigilantes com a nova (dês)ordem ambiental global? O sol é uma fonte de energia inesgotável que – por falta de C&TI meio ambientais – ficou inexplorado para aplicação silenciosa em veículos, casas e indústrias? E em breve - 2012 - vai demonstrar seus poderes negativos aos terráqueos!


Os animais silvestres, selvagens e domésticos, (... com as reservas de rios e lagos em franco colapso nos ecossistemas! E secas!), já estão em processo de extinção coletiva? E os peixes, sapos, tartarugas e jacarés? Viverão fora d’água? E o agro business? E a humanidade? ... como vai sobreviver sem água? A falta e/ou a necessidade da água vão propiciar pesquisas para sua produção laboratorial?


A teórica fórmula “H2O” na prática torna-se uma explosiva reação... de duplo sentido, pois já ocorrem guerras por água. Depois, na união das órbitas eletrônicas das moléculas, exige uma explosiva energia. Assim, quanto custa fazer na prática o que a necessidade exige e - sem teorias nem tecnologias - a natureza nos dá de graça? ... e não preservamos?! A água não está mais cara do que a gasolina?


Gilnei Fróes

Aquecimento global





Um novo modelo de computador para prever a evolução do clima indica que as temperaturas médias da Terra vão se estabilizar até 2009, mas vão retomar logo em seguida uma curva acentuada de aquecimento global. Até 2015, afirmam cientistas, dois ou três anos deverão bater o recorde de calor de 1998, o ano mais quente já registrado na história.

A previsão foi feita por cientistas do Centro Hadley, da Inglaterra, que nos últimos anos apresentou vários dos modelos que se mostraram os melhores. A nova ferramenta é, basicamente, a mesma que cientistas já vinham usando. Agora, as máquinas recebem mais informação antes de processá-las usando fórmulas para fazer as previsões.

"Boa parte dos novos dados vêm de observações de temperatura do oceano e de sua salinidade", disse à Folha o climatologista Doug Smith, que liderou o estudo.

"Antes, a temperatura era medida a partir de navios, com equipamentos em cordas. Agora temos uma cobertura muito maior: existem estações-bóia há 3.000 metros de profundidade que sobem à superfície periodicamente e medem um perfil de temperaturas nos oceanos."

Os cientistas já atestaram a confiabilidade do método fazendo previsões do clima atual baseando-se apenas em informações disponíveis na década de 1980. Uma prova definitiva de que a ferramenta é útil porém, virá apenas com o tempo.

A grande força do novo modelo está em conseguir prever fenômenos da variabilidade natural do clima, como, por exemplo, o El Niño (o superaquecimento das águas equatoriais do Pacífico) e o La Niña (resfriamento daquela região).

"Hoje, as previsões de El niño e La Niña com até um ano de antecedência são boas, mas eles [o Centro Hadley] estão querendo fazer isso com dez anos de antecedência", diz Carlos Nobre, cientista do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

"Se eles provarem que é possível fazer essa previsão decadal, será um resultado científico de grande repercussão, e eles estão sendo os primeiros a divulgar isso. Mas só depois de 2009 é que a gente vai saber se o modelo acertou na previsão."

O modelo e a previsão estão detalhados em estudo na edição de hoje da revista "Science" (www.sciencemag.org). "Estamos prevendo um achatamento das temperaturas médias globais pelos próximos poucos anos e depois um retorno à tendência já conhecida de aquecimento global", diz Smith. "A razão disso é mesmo a variabilidade natural do clima nos oceanos."

Segundo os cientistas, a disponibilidade de mais dados e a criação de estruturas matemáticas que permitem processá-los de maneira mais coerente ajudará a pesquisa a separar quais fenômenos climáticos são mais atribuíveis ao aquecimento global e quais são mais um fruto da variação do clima.

"Mas esse estudo também já começa a desenvolver um sistema de modelagem que mostra como o aquecimento global pode afetar a própria variabilidade natural", diz Nobre.

"Isso que está acontecendo no primeiro semestre deste ano --as inundações, as ondas de seca, as altíssimas temperaturas em parte da Europa etc.-- é o clima variando naturalmente, só que ficando mais intenso. Essa intensificação das variações naturais é atribuível ao aquecimento global."

Reflexo prejudicado

Em outro estudo na "Science" cientistas mostram como a fuligem --um produto da poluição diferente do dióxido de carbono que causa o aquecimento global-- também pode contribuir para a crise do clima.

A neve do Ártico, que reflete o Sol e ajuda a resfriar a Terra, recebeu uma carga dessas partículas sete vezes maior que o normal entre os séculos 19 e 20, diz o trabalho. Vinda sobretudo da queima de carvão, essa fuligem prejudica a capacidade reflexiva do gelo, fazendo a Terra absorver mais calor.

Fonte: Folha de São Paulo

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cúpula da amazonia


Greenpeace estende faixa à frente do Tetro de Manaus

Somente quatro presidentes participaram hoje em Manaus da Cúpula da Amazonia: Lula, o mais interessado; o venezuelano Hugo Chávez; o francês Nicolas Sarkozy; e Bharrat Jagdeo, da Guiana. O colombiano Álvaro Uribe cancelou na última hora, alegando um machucado em uma perna. Bolívia, Equador, Peru e Suriname enviarão representantes.

A Cúpula dos Países Amazônicos pretende amarrar uma declaração conjunta para ser levada a Copenhague. Mas, até agora, os países da região conversaram pouco sobre o tema.

Lula

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira, em Manaus, durante a Cúpula dos Países Amazônicos, que os "gringos terão de pagar a conta da preservação" da Amazônia.

"Que não venha nenhum gringo pedir pra gente manter um amazonense morrer de fome embaixo do toco de uma árvore porque não queremos preservar [a floresta]. Eles terão de pagar a conta dessa preservação pelo fato de nós não termos derrubado a nossa floresta como eles derrubaram a deles séculos atrás", afirmou Lula.

Assim, o brasileiro explicita a proposta que deve levar à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, entre os dias 7 e 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca, para que os países desenvolvidos financiem projetos de desenvolvimento economicamente sustentável na Amazônia.

O encontro em Manaus foi convocado por Lula para tentar elaborar uma posição comum entre os países da região a ser levada para a conferência da ONU.

Antes da reunião de hoje, o presidente do Brasil inaugurou o gasoduto Urucu-Coari-Manaus, construida pela Petrobrás e considerada uma das obras mais caras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tendo custado R$4,5 bilhões.

O objetivo do gasoduto, que teve sua importância questionada por ambientalistas, é gerar mais desenvolvimento no estado do Amazonas, o que, de acordo com Lula, proporcionará mais emprego na região.

O governante brasileiro tem manifestado em diversas ocasiões que a Amazônia não pode ser pensada apenas como uma reserva de água e biodiversidade, pois é necessário considerar as condições de vida e emprego das mais de 22 milhões de pessoas que vivem no local.

Fonte: ANSA

Clip censurado nos EUA








EARTH SONG by MICHAEL JACKSON

O vídeo é do single de maior sucesso de Michael Jackson no Reino Unido, que não foi nem "Billie Jean", nem "Beat it", e sim a ecológica "Earth Song", de 1996.

A letra fala de desmatamento, matança de animais, guerra e poluição, e, por um pequeno detalhe, talvez você nunca terá a oportunidade de assistir na televisão.

O Detalhe: "Earth Song" nunca foi lançada como single nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria de nós nunca teve acesso ao clipe.

Ou seja, o que não passa nos EUA, não passa no resto do mundo. Só mostram o que lhes interessa, e só assistimos o que eles querem.

Acesse e veja com seus próprios olhos!





Teoria da relatividade



A Teoria da Evolução – de crédito de Charles Darwin – completou 150 anos. Foi uma observação natural e bizarra! Na escola da vida a evolução é um fato incontestável, considerando que não somos a única coleção de seres especiais no Universo infinito. Quem duvida que haja vida em outras galáxias? Quem não acredita que Marte foi habitável e sua população foi extinta ou migrou para outro habitat no cosmos? Mesmo com as noticias escondidas ou veladas (ocultas), - fotos da NASA via satélite revelam - não se duvida mais!

O Planeta Terra gravitando centenas de milhões de anos no Cosmo – número impressionante somente na ótica dos humanos, cujo período de nossa passagem terrena é de uma nano fração do tempo – comparando-nos a vida de uma efêmera BORBOLETA. Ou duvidam?!

A evolução é um fato! Óbvio! Mas os gurus, os profetas, os sacerdotes, os rabinos e os pastores, (comentando apenas estes!) com diferentes graus de pensamento, cultura e interesses, quase todos graduados em universidades (inclusive em Teologia) estudam um Deus (...que jamais conversaram, viram ou escutaram, sentiram ou tem provas de sua existência) e persistem na pregação do mito criacionista... que divide opiniões de pesquisadores, cientistas, religiosos, ateus, fanáticos e leigos.

Há cientistas de todas as crenças! E há religiões cujo discurso pregando - a culpa e o medo – concebe um Deus perverso, querendo assumir para si - com Marca Registrada - toda a exclusividade de salvação prometida e sem sentido, sem explicação de origem e nem de fins. Salvar do que, afinal? – E para que? Será que não há a evolução do espírito? Se a espécie humana surgiu na África, o sincretismo religioso não está correto? Quem tem o rascunho da “criação do mundo”?

A evolução é um fato em discussão, em aberto, pois em 150 anos, o curso da vida me diz e revela que os macacos são sábios! Aprendem. Ensinam. E, também, que não é a espécie humana modelo ou molde de coisa alguma. Em especial de virtudes, ao lançar bombas atômicas em populações indefesas!

Assim, estamos no ponto inicial? ou final de nossa conversa? Ou preferimos as reticências... e continuar estudando, pesquisando, teorizando! ... até quando?

É claro que não quero, nem aceito... que o mundo acabe em 2012! ... embora o planeta não suporte e/ou comporte tantos abusos (lixos, resíduos, química em solos, rios e oceanos!) e agressões ambientais ( desmatamentos, agrotóxicos, guerras!), com seres humanos (insensíveis e alheios à causa ecológica) proteinados robôs... nada humanos!

A apocalíptica idéia que o mundo precisa e vai acabar não sugere – de forma subliminar – que é melhor assim? Começar tudo de novo?! Voltar à Idade da Pedra? Esquecer nossos avanços de ciência e de inovação tecnológica (vacinas, remédios, robótica, informática, comunicações, satélites, transportes) e todo conhecimento conquistado de engenharia, medicina, etc., biotecnologia, para começar dos escombros? Do zero absoluto? Das autenticas trevas, sem energia? Sem água nem alimentos? Sem perspectivas de sobrevivência frente às adversidades climáticas?! Frio e/ou calor excessivos? Tudo em nome de escolhidos?

Minha comparação é simples! Tempestade com raios estragaram meu computador. Diagnóstico: placa mãe e HD pifaram! Preciso abandonar meu computador? Jogá-lo fora? Destruí-lo? Comprar outro? Será que deixar destruir (abandonar!) um ótimo computador é uma ótima estratégia? Abandonar a idéia de reorganizar seu funcionamento? Ou posso reiniciá-lo? ...restaurando-o, recuperando essas áreas corrompidas? ... ou estragadas!

Identicamente, frente a todos graves impactos meio ambientais ( mineração, poluição de mananciais e ar), devemos abandonar o Planeta Terra? Deixar todos os rios se transformarem em caldo Tietê? Todas as florestas tropicais em Deserto Amazônico? E o Pantanal, em mais uma privada de coliformes e de lixos? Ou, com lei e ordem, restaurar o meio ambiente com as tecnologias apropriadas – alem de educação - e muita vergonha na cara!?

Não se trata de abolir as máquinas, as fábricas, produtos químicos, etc., mas sim dominar estratégias de seus efeitos impactantes nocivos aos ecossistemas.

Ler o livro de “Darwin” é – realmente – uma viagem no tempo e busca da “Origem das Espécies”... para se aprender a respeitar a diversidade de cultura dos povos do Planeta Terra e suas espécies da teia da vida. Jamais o muçulmano deve ter a ótica do católico, nem o espírita a visão do judaísmo! Muitos são os caminhos... e não importa o que cada um crê! Respeitem-se e pronto!

Só não podemos ser incrédulos quanto ao futuro e trágico destino de ameaças (de desastres naturais ou fruto de descasos de governos) provocadas pela própria humanidade... ameaçando a vida do Planeta Terra e a nossa própria.

Estes são os paradoxos! Estes são os desafios! O verbo conviver pode ser um capítulo especial e a origem do título de nosso novo livro: “Fim das Espécies”.

Assim, consideramos que as bactérias, fungos, planta e animais (todos os organismos) evoluem, se modificam... mas morrem! E esta morte esta sendo acelerada! ... pela poluição, devastação, degradação ambiental e pelas mudanças climáticas resultantes dos desastres humanos que determinam desastres naturais!

O projeto “SOS” Planeta Terra é um Centro de Alertas Ambientais que, coloca em debate o inestimável valor do “princípio da precaução.” Tal como a educação, a inovação da prevenção é tudo!

Há explicações e teorias para tudo! Até para coisas estranhas! O debate entre os adeptos criacionistas não é intelectual ou teórico. Tal como o debate-embate entre Galileu Galilei versus Igreja Católica não era intelectual-científico ou teórico. A questão era puramente de “poder político” no tempo de Galileu, tal como é puramente a “política de poder”... hoje!

Nossos projetos não são “fósseis”... para serem lidos daqui 150 anos!... e darem razão técnico-científica. É de aplicação, para ontem... há muitas décadas! Por isso, não creio na “fuga de cérebros”. Em verdade, pelo descaso, há uma institucional “expulsão de cérebros” para outros países.

A Teoria da Evolução se manifesta em nossa afirmação eco-evolucionista: “Todas as tecnologias em energias renováveis serão prioridade avançadas em indústrias globais.” ... de paises com genios criativos em "science parks".

Gilnei Fróes

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Inconcebível matança



Os ritos de passagem tinham importância capital no desenvolvimento psíquico dos povos primitivos. Quando os jovens de ambos os sexos chegassem em determinada idade, os mais velhos da tribo, através de cerimônias de iniciação, faziam-nos entrar na vida adulta, na qual participariam efetivamente como indivíduos responsáveis, contribuindo para com o destino da tribo e, especialmente, dando sentido às próprias existências. As primeiras dessas cerimônias aconteciam dentro do seio familiar, logo após o nascimento, quando o recém-nascido era apresentado aos familiares diretos, visto como o elo de uma corrente, numa ênfase à linhagem ancestral.


Com o passar dos anos, outras cerimônias iam-se sucedendo, sendo que a mais importante às mulheres seria a primeira menstruação, enfatizando o período fértil, e para os homens a primeira caçada, com o consequente abate de um animal. Percebe-se que em ambos os ritos o derramamento de sangue era imperativo. Ao verter sangue para a preservação da comunidade, pela procriação ou pela alimentação, os jovens estariam simbolicamente misturando o seu próprio clã.


Logo as cerimônias coletivas seriam apresentadas aos jovens. Entre os índios norte-americanos, os jovens tinham seus peitos trespassados por espetos e puxados por cordas. O sangue pingava na terra como retribuição às dádivas que a tribo havia recebido. Outros ritos, portanto, tinham significados, como as cerimônias de casamento e as solenidades fúnebres.


Eu imaginava que, contemporaneamente falando, os ritos de passagem fossem outros, totalmente diferentes daqueles praticados pelos povos antigos. Salvo engano, os emblemas de hoje são, entre outros, o momento em que o menino ou a menina ganha o primeiro celular, o primeiro super computador. É de uma pobreza infinita, porém importante às crianças, as quais, antes disso, sentiam-se despossuídas, alijadas do mundo totalmente dominado pela cibernética.


Entretanto, dias atrás, mostraram-me algo que deixou meus poucos cabelos de pé, provando que, malgrado estejamos no Terceiro Milênio, coisas infinitamente piores que os ancestrais ritos de passagem ainda acontecem. O palco do barbarismo não é o chão batido de uma tribo qualquer, perdida no passado. Ocorre anualmente na Dinamarca, país do “Primeiro Mundo”. Trata-se de brutal e inconcebível rito de passagem, com abundante derramamento de sangue. Não sangue humano, mas sangue de golfinhos... Inofensivos golfinhos calderons!


Utilizando-se de ganchos pontiagudos, os jovens dinamarqueses agridem os animais até à morte, os quais, em agonia, saltam grunhidos, lembrando o choro de recém-nascidos. Brutalidade impensável para um país do terceiro mundo, encenada na velha Europa que supunhámos civilizada. Indiferentes ao sofrimento dos animais, os jovens atiram-se à tarefa prazerosamente, instigados pelos adultos, os quais aplaudem o espetáculo, orgulhosos de seus rebentos, prestes a entrarem na vida adulta.


Após a matança, tingidos de vermelho, os jovens são considerados responsáveis, entregues à sociedade que deveria ser exemplar. Não bastasse isso, são ainda saudados como heróis. Em resposta, mercê do mais insano frenesi, escancaram bocas, agitam os ganchos no ar, enlouquecidos pelo feito que julgam extraordinário. Ao redor, mortos, os golginhos são troféus. Emblemas de brutal rito que, em vez de dignificar a cultura dinamarquesa, a empobrece, transformando-a num tecido negrosado.


Por mais sofríveis que sejam, portanto, nossas intestinais cerimônias de passagens, podemos considerá-las infinitamente mais humanas, pois delas não resultam derramamento de sangue. Nem sempre o que vem de fora é melhor, mais saudável e culturalmente mais louvável.


Manoel Soares Magalhães